INSIGHTS

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Home /

Como tornar a Administração Pública ágil?

O que efetivamente é ‘ser ágil’ e como tornar isso uma realidade no setor público?

Se transformação digital é a expressão do momento, a metodologia ágil é um dos principais conceitos por trás dessa ideia. Mas o que é efetivamente ser ágil? Quando precisamos ou devemos aplicar essa metodologia? O que é preciso fazer para tornar isso uma realidade em empresas e instituições, especialmente no setor público?

Levamos essa questão para os principais especialistas sobre o tema reunidos no Scrum Gathering Rio 2016, o principal evento do setor na América Latina e três pontos ficaram muito claros:

  • É preciso uma mudança cultural;
  • A educação e o conhecimento são essenciais;
  • Adoção de novos modelos de contratação.

“O desafio é grande. Não em tamanho, mas no tempo. São mudanças pequenas até chegar lá. E o importante é aproveitar a caminhada, porque ela é longa, mas não precisa ser dolorida”, afirma Paulo Carolli, consultor principal na Thoughtworks Brasil e co-fundador da AgileBrasil . A partir de pequenas mudanças, passo-a-passo, é feita a transição para um novo modelo.

E toda essa transição precisa de educação e conhecimento. É preciso entender porque e para quê está sendo feita essa mudança, somente assim é possível “mudar o mindset”. “Assim que sabemos porque queremos isso, identificamos os conceitos básicos que precisamos aplicar e treinamos membros da equipe e também o time gerencial para que possam identificar o valor de todo esse processo”, explica Richard Cheng, da Excella Consulting.

Talvez a camada mais profunda no caso da Administração Pública, seja o que se refere aos modelos de contratação. “Temos encontrado maneiras de, usando agilidade, fugir dos conceitos tradicionais de como cobrar. Talvez o importante seja se concentrar mais na forma como é feita a contratação. E nesse caso pode ser necessário mexer nas leis”, diz Rodrigo Toledo, da Knowledge21.

Quer saber um pouco sobre como pensam os especialistas na área? Assista ao vídeo que o gerente do Escritório de Projetos da Hepta, Walter Ramos Jr. fez com esses especialistas durante o Scrum Gathering Rio 2016.


Mais recentes

Benefícios da gestão de riscos no setor público
Embora não seja totalmente nova na administração pública brasileira, a gestão de riscos cada vez mais vem sendo incorporada por órgãos de governo
Gestão de Risco no Setor Público
Projeto de desenvolvimento de uma plataforma online integrada para a gestão de riscos estratégicos.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO
Cada vez é mais importante manter o parque tecnológico atualizado e usar ferramentas automatizadas de gestão de identidades

Busca por tipo de mídia