INSIGHTS

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Home /

Infraestrutura Ágil

Palestra de Paulo Lamellas, gerente da equipe Hepta no Minc, falou no Campus Party Brasília

Por Paulo Lammelas*
Gerente Técnico da Hepta no Minc
 
A Campus Party é o maior acontecimento tecnológico do mundo nas áreas de inovação, ciência, cultura e entretenimento digital, reunindo milhares de pessoas  para debater os principais temas de cada um destes universos. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro da Arena, onde se conectam a uma rede super veloz e convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer.
 
Participei da Campus Party Brasília como palestrante no Palco Inovação, seguindo a trilha de assuntos relativos ao Software Livre e Tecnologias abertas, onde me vali da minha experiência a frente da Equipe de Serviços Hepta alocada no Ministério da Cultura. A apresentação teve por objetivo mostrar ao público a utilização de ferramentas livres e/ou de código aberto para a criação de um ambiente DevOps (Desenvolvimento e Operação). Essa é uma cultura que propõe um processo de transformação que alcança toda a organização através de integração, colaboração e feedback dos times de Operação (infraestrutura) e desenvolvimento (sistemas).

Paulo Lamellas na Campus Party com público a fundo
 
A discussão acerca de infraestrutura ágil ganhou força com o crescimento de duas tendências: Virtualização e Computação em Nuvem. O objetivo é fazer deploy não só de aplicações, mas tambémde infraestrutura de forma rápida e controlada. É um conjunto de automações que permite à área de operações realizar alterações frequentes na infraestrutura sem comprometimento da segurança.
 
Como abordei na palestra, a Infraestrutura Ágil possui quatro eixos de atuação, são eles: automação, entrega, métricas e pessoas. E, para um público como o da Campus Party que respira tecnologia, o tema é bastante atual e por isso atraiu grande público para a palestra. O formato do evento é estilo estádio, com palcos dispostos no entorno da grande arena possibilitando elevado grau de interatividade aos campuseros (frequentadores), ou seja participação em todos os eventos ao mesmo tempo, característica única do mundo digital.
 
Acredito que seja uma experiência válida para Hepta incentivar a participação em eventos como a Campus Party Brasília, pois o espírito se encaixa perfeitamente no #JeitoHepta,“PESSOAS BUSCANDO AS MELHORES SOLUÇÕES PARA TORNAR MELHOR A VIDA DE OUTRAS PESSOAS.”
 
Assista à palestra do Paulo na Campus Party Brasília no canal do Youtube do evento: 

* Paulo Lamellas é especialista em software livre e desde 15/02/2017 é Gerente Técnico da Equipe de Serviços da Hepta no Ministério da Cultura – Minc.


Mais recentes

Benefícios da gestão de riscos no setor público
Embora não seja totalmente nova na administração pública brasileira, a gestão de riscos cada vez mais vem sendo incorporada por órgãos de governo
Gestão de Risco no Setor Público
Projeto de desenvolvimento de uma plataforma online integrada para a gestão de riscos estratégicos.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO
Cada vez é mais importante manter o parque tecnológico atualizado e usar ferramentas automatizadas de gestão de identidades

Busca por tipo de mídia