INSIGHTS

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Home /

PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO

Uma política de segurança abrangente, que inclua a adoção de ferramentas automatizadas que possibilitem realizar uma gestão de segurança proativa, ainda é a melhor forma de evitar os estragos causados por ciberataques.

O recente ataque global do ransonware WannaCry tirou o debate sobre segurança da informação do restrito nicho especializado e levou o tema para as manchetes dos principais jornais do mundo. Agora, pouco mais de um mês após 70 países em todo o mundo terem sido atingidos pelo malware que se autopropaga, o Laboratório de Inteligência da Cipher, empresa global de segurança cibernética, alertou sobre duas novas vulnerabilidades: uma no serviço de acesso remoto à estações de trabalho que utilizam o sistema operacional Windows (Remote Desktop Protocol - RDP) e outra que atinge máquinas Linux com o serviço que permite o gerenciamente e compartilhamento de recursos em rede (Samba).

Com a tendência de ambientes de nuvem e o mobile first, que garante aos funcionários o acesso à serviços e sistemas corporativos em qualquer lugar, os riscos desse tipo de ataque se tornam cada dia mais perigosos e a política de segurança não pode ficar restrita a um profissional especializado, devendo ser parte da rotina de todos os que cuidam da saúde operacional da infraestrutura de TIC. Nossa experiência nos mostra cada vez mais a importância de manter o parque tecnológico sempre atualizado e, especialmente, do uso de ferramentas automatizadas de gestão de identidades privilegiadas, para a qual contamos com a parceria com a Lieberman Software. Aliado a um sistema de detecção-e-respostas, a solução minimiza a movimentação lateral no ambiente e acelera a remediação de ataques detectados.

“Temos que ficar atentos constantemente não só aos potenciais ataques, mas às diferentes formas de proteger os ambientes e prevenir acessos não autorizados ao ambiente computacional, visando garantir a integridade e inviolabilidade das informações”, explica Diracy Nunes Bandeira Sobrynho, gerente geral de operações da Hepta. Ao adotar um sistema automatizado de gerenciamento randômico de senhas (Enterprise Random Password Manager – ERPM) é possível orquestrar todo o gerenciamento de identidades privilegiadas, aquelas que dão acesso a áreas importantes do ambiente, retirando dos hackers suas possibilidades de ação. O sistema mantém inventários completos e atualizados de todas as contas, fornecendo informações sobre seu uso e atualizando automaticamente essas credenciais, sem o risco de bloqueio em processo e serviços vinculados.

Desde o começo de junho, a ferramenta passou a contar com um diferencial único no mercado: Gerenciamento de Contas Desconectadas. A Lieberman Software apresentou o novo serviço - que está em processo de patenteamento nos EUA – em seu estande na Conferência de Segurança e Gerenciamento de Riscos do Gartner, em Los Angeles, na segunda semana de junho. A nova funcionalidade é cross-platform, não requer que os sistemas estejam integrados ao Active Directory e encripta as senhas em vez de armazena-las como texto.

SOBRE A HEPTA

Há 25 anos no mercado, a Hepta Tecnologia prima pela excelência e qualidade na entrega dos serviços. No caso da segurança da informação, nosso sucesso mais recente foi exatamente no mega cibertaque WannaCry: nenhum de nossos clientes teve sequer uma máquina atacada ou comprometida e os serviços se mantiveram sem problemas ou alterações. Para nos manter sempre bem informados e preparados, contamos com parceiros com a Lieberman, que oferece um pacote completo de medidas automatizadas de prevenção à ciberataques e redução de perdas. Para mais informações, acesse o nosso site (www.hepta.com.br) ou solicite uma apresentação á nossa equipe (contato@hepta.com.br).


Mais recentes

Benefícios da gestão de riscos no setor público
Embora não seja totalmente nova na administração pública brasileira, a gestão de riscos cada vez mais vem sendo incorporada por órgãos de governo
Gestão de Risco no Setor Público
Projeto de desenvolvimento de uma plataforma online integrada para a gestão de riscos estratégicos.
PREVENÇÃO É A SOLUÇÃO
Cada vez é mais importante manter o parque tecnológico atualizado e usar ferramentas automatizadas de gestão de identidades

Busca por tipo de mídia