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TIC GOVERNO 2015

Os desafios digitais do setor público brasileiro

Pesquisa anual realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br) mostra a evolução da tecnologia nos órgãos públicos federais, estaduais e prefeituras. Em 2015 foram entrevistadas 996 prefeituras e 620 órgãos estaduais, permitindo uma visão clara das discrepâncias regionais no que se refere ao acesso e uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no país.

 

  • Os dados apontam ainda baixa adoção do uso de tecnologias móveis para oferta de serviços e informações para a sociedade, o que se torna um grande desafio em um país em que metade da população acessa a internet prioritariamente pelo celular.

  • A presença online por meio de websites e páginas e perfis em redes sociais é praticamente universalizada nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, mas ainda precisa ser reforçada nas regiões Norte e Nordeste.

  • Os serviços oferecidos aos cidadãos ainda estão muito focados na divulgação de informações e campanhas, com baixa proporção de órgãos que disponibilizam acesso a consulta de processos, inscrições/matrículas e agendamento de atendimentos.

  • A grande maioria dos órgãos federais e estaduais contam com departamento especializado em TI, porém essa não é a realidade nas prefeituras.

  • Quanto ao planejamento de TI, apenas Judiciário e Ministério Público tem grande proporção de órgãos com documento formal. No Poder Executivo, menos da metade dos órgãos afirmam contar com planejamento  formalizado, inclusive no que se refere à segurança da informação.

Faça download do resumo da pesquisa elaborado por nossa equipe e acesse a área SOLUÇÕES para conhecer a ampla gama de serviços oferecidos pela Hepta para auxiliar na governança digital de órgãos públicos. Da OPERAÇÃO à INOVAÇÃO, nossa equipe te ajuda nos desafios diários de sustentação de ambientes e também no desenvolvimento e implantação de novos serviços. Conte conosco também para a gestão do NEGÓCIO e a CAPACITAÇÃO de sua equipe.

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