Título Insights Todas as Notícias

Notícias

Insights

Caminho de Navegação

Publicador de Conteúdos e Mídias

Criatividade e solução digital

A criatividade está intrinsecamente ligada à inovação, que hoje em dia geralmente se torna real por meio de uma solução digital.

As grandes inovações que ocorreram nos séculos XX e XXI foram possíveis graças a criatividade de seus idealizadores. Toda criação começa com uma simples ideia. Esta ideia vai ganhando corpo, recebe críticas e tem que superar o ceticismo, mas os bons idealizadores não desistem de seus projetos. Eles fazem alterações e ajustes, mas seguem no caminho planejado. Um dia, algo que não passava de uma ideia abstrata, torna-se algo concreto. E esse “algo concreto” muda a vida de muita gente, transforma toda uma indústria. Passa a ser um objeto tão real quanto uma mesa ou uma cadeira.

A tecnologia que vivenciamos e tocamos hoje não seria possível sem a criatividade desses idealizadores. Criatividade está intrinsecamente ligada à inovação, que hoje em dia geralmente se torna real por meio de uma solução digital. A tão falada transformação digital nada mais é do que a busca de novas e melhores formas de fazer as coisas, tornando a vida melhor. Por isso a tecnologia e a criatividade são consideradas quase que sinônimos de inovação.

DESIGN THINKING – PENSANDO CRIATIVO

Mas quem disse que criatividade e inovação não podem ser aprendidas e desenvolvidas nas pessoas? A inovação é um processo que pode ser explorado com o uso de metodologias e abordagens como o design thinking: buscando múltiplas soluções para resolver desafios, testando e achando novos caminhos, aprendendo enquanto executa, ao invés de tentar resolvê-los de uma única forma.

Para se aplicar o design thinking, é necessário levar em conta três aspectos: o olhar no ser humano; o olhar de negócio; o que é possível fazer no ponto de vista da tecnologia. Cruzando esse olhar humano com as questões empresariais, chegamos a uma solução que tem um valor de negócio.

A concretização da inovação por meio do design thinking passa por cinco etapas:

Imersão:  um mergulho na sua realidade para identificar as oportunidades de inovação. Para isso, é extremamente importante conhecer as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da organização. Resumindo, a análise SWOT conduzirá às respostas nesta etapa.

Análise e síntese: nesta etapa obtém-se o entendimento do problema. É feita uma interpretação, por exemplo, da matriz SWOT. Pesquisas qualitativas e uso de soluções de Big Social Data são opções para mostrar o que o mercado anseia do negócio da organização.

Ideação:  esta é a etapa em que a criatividade é muito importante, pois através dela é que serão pensadas formas concretas de se resolver o desafio. É a hora de apresentar soluções para o problema por meio de ações diretas.

Prototipação: reprodução da etapa de ideação em pequena escala, antes de implementar a solução final. Uma dica para esta etapa é a efetivação de um MVP – Minimum Viable Product, o Produto Mínimo Viável. Consiste numa versão mais simples de um produto ou serviço, lançado em período de testes, verificando, assim, se a ideia é efetiva e eficaz, e se supre, de fato, as reais necessidades do mercado.

Implementação: depois de testado e aprovado, o produto ou serviço estará pronto para ser introduzido no mercado. O desenvolvimento do produto/serviço é incessante e progressivo, melhorando sempre diante dos feedbacks recebidos pelos clientes, fornecedores, colaboradores, etc.

JEITO HEPTA

A criatividade e a inovação fazem parte do #JeitoHepta pois o que nos move é saber que podemos sempre fazer mais, quebrar paradigmas e ir além dos horizontes conhecidos. Já são quase 30 anos de prestação de serviços de TI com foco em melhoria contínua e busca da satisfação de todos os envolvidos. Abordagens como design thinking e a metodologia ágil são incorporadas na busca de soluções digitais ágeis e inteligentes para tornar melhor a vida de outras pessoas.

DocumentosDonwloadPortlet Portlet

X

-

Suas informações estão seguras com a gente. Ao enviar seus dados, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Quer conversar com a gente e conhecer um pouco mais do nosso trabalho?

Suas informações estão seguras com a gente. Ao enviar seus dados, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Um jeito mais seguro de se conectar
No Dia da Internet Segura, que tal entender um pouco melhor os diferentes níveis de perigo e os cuidados que devemos tomar?
Criatividade e solução digital
A criatividade está intrinsecamente ligada à inovação, que hoje em dia geralmente se torna real por meio de uma solução digital.
Campus Party Brasília 2018

Veja Todas as Notícias

Busca por tipo de mídia

Busca por tipo de mídia