Título Insights Todas as Notícias

Notícias

Insights

Caminho de Navegação

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dia internacional da Segurança da Informação

Hepta e ANA promovem ações para conscientizar usuários sobre a importância de posturas e práticas seguras nos meios digitais.

No dia 30 de novembro é comemorado o dia Internacional da Segurança da Informação e com o intuito de informar e conscientizar os usuários sobre a importância de posturas e práticas seguras, especialmente nos meios digitais, a Hepta preparou uma cartilha sobre o tema, em que foram selecionadas diversas dicas e orientações para Um Jeito + Seguro de Se Conectar.

Este material servirá de ponto de partida para um bate-papo online organizado pela Hepta em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). “Todos os anos buscamos promover ações de conscientização dos usuários em parceria com nossos clientes”, explicou Eduardo Martinelli, diretor de tecnologia da Hepta. “Queremos que essa seja uma data lembrada pelos usuários para reforçar a nossa segurança e esse evento em parceria com a Hepta veio em boa hora”, completou Fábio Borges, superintendente de TI da ANA.

Sobre o evento

A Roda da Segurança da Informação será um bate-papo on-line em linguagem simples e direta com foco no usuário final. Serão abordados temas, como: uso de VPN e mídias removíveis, cuidados com o armazenamento de dados e os riscos de se cair em armadilhas de engenharia social.

O evento será realizado gratuitamente no canal da Hepta no YouTube (link de acesso: https://bit.ly/roda-seguranca), na terça-feira, dia 30/11, às 15h. O bate-papo contará com a participação de:

  • Renier Ponciano - Especialista em Segurança da Informação na Hepta Tecnologia,
  • Fábio Borges - Superintendente de TI na ANA e
  • Fabiano Costa de Almeida - Especialista em Geoprocessamento na ANA.

Sobre a cartilha

A cartilha é formada por 5 capítulos:

Estes temas foram escolhidos levando em consideração a migração em massa dos escritórios para o teletrabalho durante a pandemia, o que impulsionou vários ataques cibernéticos.

Com o avanço da tecnologia e a conversão cada vez maior de uma infinidade de informações valiosas para o formato de mídia digital, criminosos cibernéticos descobriram uma forma de tornar ainda mais vantajoso o acesso a dados privados: o sequestro deles.

Segundo pesquisa realizada em 2020, pela empresa especializada em segurança da informação Kaspersky, o Brasil lidera a lista dos países mais afetados por ataques de ransomware empresariais ao redor do mundo, seguido por Rússia entre outros.

Quando se trata de segurança da informação, senhas podem ser um grande problema. O capítulo de senhas contém dicas de como escolher senhas, como memorizá-las e aborda a questão de autenticação de multifator, segurança extra na hora de se conectar.

Quanto mais conhecimento temos sobre os métodos de segurança da informação, por mais básicas que sejam, estamos contribuindo para maior segurança pessoal e profissional. Quando se trabalhar em casa e não no escritório, por exemplo, perde-se o contato direto com a equipe de TI na hora de se conectar, e todos os mecanismo de segurança implantados na rede física. Por isso, as dicas de segurança de rede VPN e Wi-Fi são importantes para elevar o nível da segurança por conta própria.

O capítulo de mídias removíveis pode surpreender, alguns podem pensar, por exemplo: mas quem usa pendrive hoje em dia? A resposta pode ser: Hackers!

Apesar de não serem tão utilizadas, as mídias removíveis podem ser usadas como um meio para propagação de códigos maliciosos (malware) que irão infectar ou comprometer o computador e até mesmo a rede corporativa. Neste capítulo, os usuários vão conhecer os perigos e como se proteger de possíveis armadilhas por mídias removíveis.

Por fim, o último capítulo da cartilha de segurança da informação que vem sendo bastante utilizado nos últimos anos, principalmente durante a pandemia e trabalho remoto, estamos falando do Armazenamento em Nuvem. É importante tomar alguns cuidados quando se trata de acessar um serviço de armazenamento de nuvem e dar acesso, ou seja, compartilhamento de dados. Siga as orientações que estão na cartilha e tenha sempre Um Jeito + Seguro de se conectar.

 

SERVIÇO

O QUE?

Roda da Segurança da Informação

QUANDO?

Terça-feira, 30/11 - às 15h

ONDE?

Canal da Hepta no Youtube - https://bit.ly/roda-seguranca

COMO?

Evento aberto e gratuito. Basta acessar o link e acompanhar.

Outras informações:

Ascom ANA – imprensa@ana.gov.br

Ascom Hepta – comunicacao@hepta.com.br

 

Faça download da cartilha completa em formato PDF.

DocumentosDonwloadPortlet Portlet

X

-

Suas informações estão seguras com a gente. Ao enviar seus dados, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Quer conversar com a gente e conhecer um pouco mais do nosso trabalho?

Suas informações estão seguras com a gente. Ao enviar seus dados, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dia internacional da Segurança da Informação
Hepta e ANA promovem ações para conscientizar usuários sobre a importância de posturas e práticas seguras nos meios digitais.
Somos GPTW. Pela 3ª vez!
Nosso time falou e a GPTW certificou. Hepta é uma ótima empresa para trabalhar
Somos GPTW, de novo!
Pelo segundo ano consecutivo a Hepta foi certificada como “Um Ótimo Lugar Para Trabalhar”

Veja Todas as Notícias

Busca por tipo de mídia

Busca por tipo de mídia