
Inovação e praticidade: profissionais do CREA contam com nova funcionalidade
Desenvolvido pela equipe do CREA-SP da Hepta, o cadastro de contratantes melhorou, e muito, a experiência dos usuários
Desenvolvido pela equipe do CREA-SP da Hepta, o cadastro de contratantes melhorou, e muito, a experiência dos usuários
Hepta conduz uma jornada colaborativa juntamente do CONFEA para o desenvolvimento de novo produto digital
Caroline Miake
04 julho 2025
04 julho 2025
3 minutos de leitura
Mais funcionalidades e menos burocracia
A plataforma de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) do CREA-SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo faz parte da rotina profissional de engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e designers de interiores. A Hepta presta serviços para o CREA-SP há 2 anos e segue comprometida com a evolução da plataforma de emissão das ARTs, o CREANET.
Este documento é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema CONFEA/CREA.
O CREA-SP juntamente com a Hepta tem trazido melhorias significativas para este sistema com mais funcionalidades e menos burocracia. Entre os destaques do projeto estão a automatização da baixa da Anotação de Cargo e Função, evolução na interface do sistema e a inclusão de QR Code nas impressões, funcionalidades que reforçam o compromisso com a inovação, segurança e eficiência nos serviços prestados.
Segundo Antônio Freire, um dos desenvolvedores do projeto pela equipe da Hepta, as mudanças recentes no sistema levam em consideração, principalmente, a experiência do usuário e eficiência. “Agora o profissional pode consultar e emitir ART através de uma nova interface fluida e reativa”, explica ele, “e utilizar o QR Code nas impressões de ART, onde o profissional consegue realizar autenticação ao CREANET”.
Camila Sales, também desenvolvedora do projeto, complementa destacando outras melhorias implementadas com uma “interface mais intuitiva e amigável, otimização dos campos a serem preenchidos e cadastro de contratante”, afirma ela, “Acredito que essas novas funções impactaram positivamente na experiência do usuário e no tempo gasto para o preenchimento da ART”.
A nova versão do sistema foi construída em uma interface SPA (Single Page Application) que proporciona uma experiência mais rápida e responsiva. Ao eliminar recarregamentos completos de páginas, a nova estrutura permite interações mais leves e instantâneas.
“Ou seja, a possibilidade dada a este profissional de poder utilizar uma interface mais amigável, responsiva e dinâmica traz uma experiência superior de navegação”, destaca Antônio.
A modernização do sistema tem acontecido gradualmente e a equipe da Hepta está comprometida com o profissionalismo e a inovação. “Nosso backlog de produto está cheio e possui bastante trabalho a ser feito, abarcando a ampliação da Nova ART”, afirma Antônio.
Com esse projeto, o CREA-SP e a Hepta reafirmam seu compromisso com a transformação digital e a valorização do trabalho técnico, oferecendo ferramentas que tornam o dia a dia dos profissionais mais autônomo e produtivo.
Leia a matéria completa sobre todas as novidades do Nova ART aqui.